22 de nov. de 2009

...::: Eleições OAB/DF :::...



Os advogados inscritos na OAB/DF escolheram – nessa segunda-feira, dia 16/11/2009 – o Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF), Seção do Distrito Federal e em subseções espalhadas em seis cidades satélites. Na subseção de Planaltina-DF, a movimentação foi grande durante todo o dia, e a votação ocorreu de forma muito tranquila. A população de Planaltina-DF, irá contar com o apoio do novo Presidente da dessa subseção, Dr. Marcelo de Almeida, que irá dar continuidade aos trabalhos desenvolvidos pelo presidente anterior, Dr. Mário Gonçalves de Lima.

Tenho absoluta certeza que a comunidade de Planaltina continuará sendo bem representada pelos novos advogados que compõem a chapa vencedora. Sou advogada e fico extremamente feliz por ver os nobres colegas tão jovens ocupando cargos em destaque na subseção da nossa cidade. Sabemos dos grandes desafios a serem superados e, nesse contexto, a figura do advogado é considerada essencial para o acompanhamento e administração da justiça da cidade. Assim, o profissional que exerce a advocacia tem uma contribuição importantíssima na efetivação do princípio da dignidade humana. e contribui de forma efetiva para o exercício da cidadania, preocupando-se com a realidade social de sua comunidade e com ampla condição para auxiliar no seu desenvolvimento.
É de fundamental importância que o advogado coloque a profissão do lado esquerdo do peito e lute pelo reconhecimento não só de seus direitos, mas de toda a população, vez que ele sempre esteve e sempre estará frente aos grandes problemas sociais, e, nessa expectativa, uma escolha justa e coerente fará a diferença.


Parabéns ao Dr. Marcelo e à sua equipe pela vitória. Esperamos que nós advogados sejamos cada vez mais fortalecidos e respeitados em nossas prerrogativas.




Drª. Divina Cunha.





...::: COMUNICADO :::...

AFECUP informa que a partir do dia 23/11 A FEIRA DE CONFECÇÕES E UTILIDADES DE PLANALTINA-DF, estarão abertas de Segunda a Segunda até o dia 7 de janeiro de 2010.

20 de nov. de 2009

20 DE NOVEMBRO - DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA


20 de novembro - Dia da Consciência Negra
No Dia da Consciência Negra, a cultura Afro é demonstrada
O Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro no Brasil, e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data foi escolhida por ser referência para o movimento em contraposição ao 13 de maio, quando foi decretada a abolição da escravatura, a chamada Lei Áurea, pela princesa Isabel, em 1888. O 13 de maio expressa, então, a celebração da generosidade de uma branca em relação aos negros, em vez de enfatizar a própria luta dos negros por sua libertação.

O Mito:
Zumbi foi o grande líder do quilombo dos Palmares, respeitado herói da resistência anti-escravagista. Pesquisas e estudos indicam que nasceu em 1655, sendo descendente de guerreiros angolanos. Em um dos povoados do quilombo, foi capturado quando garoto por soldados e entregue ao padre Antonio Melo, de Porto Calvo. Criado e educado por este padre, o futuro líder do Quilombo dos Palmares já tinha apreciável noção de Português e Latim aos 12 anos de idade, sendo batizado com o nome de Francisco. Padre Antônio Melo escreveu várias cartas a um amigo, exaltando a inteligência de Zumbi (Francisco). Em 1670, com quinze anos, Zumbi fugiu e voltou para o Quilombo. Tornou-se um dos líderes mais famosos de Palmares. “Zumbi” significa: a força do espírito presente. Baluarte da luta negra contra a escravidão, Zumbi foi o último chefe do Quilombo dos Palmares.

O Dia da consciência negra:
A lei 10.639, de 9 de janeiro de 2003, incluiu o dia 20 de novembro no calendário escolar, data em que comemoramos o Dia Nacional da Consciência Negra. A mesma lei também tornou obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira. Nas escolas as aulas sobre os temas: História da África e dos africanos, luta dos negros no Brasil, cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, propiciarão o resgate das contribuições dos povos negros nas áreas social, econômica e política ao longo da história do país.

Algumas entidades como o Movimento Negro (o maior do gênero no país) organizam palestras e eventos educativos, visando principalmente crianças negras. Procura-se evitar o desenvolvimento do auto-preconceito, ou seja, da inferiorização perante a sociedade.
Outros temas debatidos pela comunidade negra e que ganham evidência neste dia são: inserção do negro no mercado de trabalho, cotas universitárias, se há discriminação por parte da polícia, identificação de etnias, moda e beleza negra, etc.

O Dia da Consciência Negra é marcado por manifestações, passeatas e seminários em várias cidades brasileiras.


19 de nov. de 2009

...::: 19 DE NOVEMBRO DIA BANDEIRA NACIONAL :::...


...::: AFECUP :::...











Concursos

MUSICA

R7- NOTICIAS

Correio Web

MODA E BELEZA

CINEMA

CULINÁRIA