15 de jan. de 2010

Presidente do Haiti agradece ajuda do Brasil




Quinta-feira, 14 de janeiro de 2010 às 19:32.
Presidente do Haiti agradece ajuda do Brasil.
Cerca de 70 haitianos são medicados na base brasileira em Porto Príncipe Roosewelt Pinheiro/ABr)

Cerca de 70 haitianos são medicados na base brasileira em Porto Príncipe: Roosewelt Pinheiro/ABr)

O presidente do Haiti, René Préval, agradeceu a ajuda do Brasil neste instante em que aquele país passa por dificuldades em função do terremoto que devastou a capital Porto Príncipe na última terça-feira (12/1). A manifestação de Préval ocorreu durante reunião entre o ministro da Defesa, Nelson Jobim, o presidente da República Dominicana, Leonel Fernández, autoridades do governo do Peru, no Batalhão Brasileiro (Brabatt), na capital haitiana. Na ocasião, Jobim informou os cinco pontos do plano emergencial divulgado no fim da manhã desta quinta-feira (14/1) pelo Ministério da Defesa.

No mesmo encontro, o ministro brasileiro confirmou a chegada, nesta sexta-feira (15/1), do hospital de campanha da Aeronáutica, com capacidade de atender 300 pacientes. Tão logo o equipamento seja desembarcado, iniciará a operação de socorro às vítimas. Outro ponto em questão diz respeito ao sepultamento dos corpos. Há uma preocupação quanto à demora para a realização dos enterros, em especial, por causa de epidemias.

Um relato exclusivo ao Blog do Planalto confirmou que tão logo aconteceu a tragégia, dezenas de pessoas buscaram abrigo no batalhão brasileiro. Pelo menos 70 cidadãos daquele país estão sendo atendidos numa garagem que foi improvisada de pronto-socorro. Imagens divulgadas pela Agência Brasil mostram os militares procedendo curativos nos feridos. Além do hospital, desembarcam em Porto Princípe os militares do Corpo de Bombeiros do Rio e do Distrito Federal com equipamentos especiais para localização de vítimas nos escombros.

13 de jan. de 2010

..::: Nossos sentimentos e respeito à Dona Zilda Arns e aos nossos militares e civis que estavam em missão de paz no Haiti..:::





Zilda Arns Neumann, coordenadora internacional da Pastoral da Criança, morreu no terremoto no Haiti, ocorrido nesta terça-feira (12). A informação foi divulgada na manhã desta quarta-feira (13) pelo gabinete do senador Flávio José Arns (PSDB-PR), sobrinho de Zilda, em Curitiba.
Ele irá acompanhar a missão brasileira que seguirá nesta manhã para o Haiti. "Ela faleceu mesmo. Ela estava junto com um tenente, e os dois foram atingidos e morreram", disse Flávio Arns ao

8 de jan. de 2010

..::: FESTA DE REIS 2010 :::..





Nos dias 05 e 06 de janeiro os Amigos FF participaram da Folia de Reis em Planaltina-DF, os Foliões de Reis mantém a tradição viva na cidade. São cerca de 30 foliões que aprendem ainda crianças, a dançar a catira e a tocar caixa e viola. Durante o dia, eles visitam quem tem presépio em casa e, em cada visita, levam as cantorias, danças e ensinamentos da tradição aos mais jovens. O festejo contou com a presença do Francisco da Feira que reverenciou a bandeira e toda a Cultura dos Foliões.

Significados
Altar - é o local de mais respeito, o mais sagrado. É onde ocorre o começo e o final da folia e o pagamento de promessas. Pode ser feito dentro de casa e ornamentado de acordo com o gosto do devoto.
Bandeira - maior símbolo da Folia de Reis. É feita em verde e branco.
Coroa - simboliza a realeza. Os reis usavam um adereço de ouro com pedras preciosas. A versão da folia é feita de bronze e miçangas.
Guia - é o responsável pela organização da folia. É ele que diz quem vai rezar, cantar e fazer pedidos.
Alfer - encarregado de fazer a folia acontecer. Responsável pela bandeira, coroa e instrumentos. Responde também pela organização dos pousos e pelo retiro da folia. Ele entrega a bandeira ao novo pretendente.
Regente - tem o poder de punir os foliões não empenhados em cumprir
as ordens. Os desordeiros podem até serem expulsos do grupo por ele.
Procurador - é um folião de respeito, honesto e responsável pelas oferendas dos devotos.
Alvorada - é a abertura da folia, cerimônia na qual o guia distribui as funções de cada um.
Divisa - é um símbolo para diferenciar os foliões, cargos e obrigações. O lenço é uma divisa. Ele é usado por todos. Já o laço de fitas duplas em verde e branco é só para os foliões de frente, como o guia e o procurador.
Giro da folia - é a caminhada que se realiza na casa dos fiéis. Antigamente era feito durante a noite e a pé.
Catira - dança compostos por palmas e sapateados acompanhada pelo som da moda de viola. É preciso haver seis pares para dançar. Ocorre no momento da confraternização.
Pedido de agasalho - ocorre quando os foliões pedem ao dono da casa para pousar ali.

6 de jan. de 2010

..::: CONFRATERNIZAÇÃO NO PORTAL DO SOL COM A PRESENÇA DO FRANCISCO DA FEIRA ..:::


..::: PAGODE DOS AMIGOS FF :::..




Os amigos do Francisco da Feira sob a coordenação do MOVIMENTO JOVEM FF, se reuniram para apresentação do grupo de pagode, integrado ao movimento JOVEM.
Contamos com a presença do Francisco da Feira, o mesmo falou da importância da integração dos jovens com a Cultura, e apoia totalmente a iniciativa do FF Jovem.

Concursos

MUSICA

R7- NOTICIAS

Correio Web

MODA E BELEZA

CINEMA

CULINÁRIA