26 de fev. de 2010

..::: Um pouco sobre as feiras :::..

Mais do que econômica, a feira livre é uma expressão social e cultural.
As feiras livrem são fenômenos econômicos sociais muito antigos e já eram conhecidas dos gregos e romanos. O papel das feiras t o r n o u - s e v e r d a d e i r ame n t e importante a partir da chamada revolução comercial, ou seja, do século XI. As feiras livres existem no Brasil desde o tempo da colônia.

Apesar dos chamados “tempos modernos”, elas não desapareceram e em muitos lugares no interior do país elas são o principal e, às vezes, o único local de comércio da população. Muitas vezes elas funcionam também como centros culturais e de lazer. Estas feiras devem ter se originado há muito tempo, quando as pessoas se reuniam periodicamente em algum ponto pré-determinado da cidade para vender seus produtos à população ou mesmo realizar trocas.

Com o tempo provavelmente o número de pessoas foi aumentando, e o poder público interveio com o objetivo de organizar, fiscalizar e cobrar impostos. IMPORTANTE - As feiras ocupam papel verdadeiramente importante como e s p a ç o s econômicos e sociais que são. “É dia de feira, quarta-feira, sexta-feira, não importa a feira. É dia de feira quem quiser pode chegar!”. Pois é, no interior da Bahia, todo dia é dia de feira livre, um comércio onde de tudo se encontra, onde tudo se mistura, e entre cores, aromas, sabores e movimentos, quem ganha é a população, mais que isso, quem ganha é o município, que numa espécie de supermercado a céu aberto, vê sua economia, suas culturas, potencialidades e tradições se manifestarem freneticamente em um só lugar.
A existência das feiras foi uma solicitação natural de um ambiente que congregasse todos os produtos que estivessem disponíveis para outro e, neste contexto, seria importante que se trocassem seus excessos em busca de outros produtos. Com isto, verifica-se a importância das feiras livres para os tempos modernos. Muitas delas surgiram da necessidade da comunidade rural, em sua maioria, pequenos produtores agrícolas e pescadores, trocarem seus produtos por outros bens diferentes, como foi o caso do município de Barreiras, no Oeste baiano.

IDENTIDADE - A feira livre já foi, durante um bom tempo, sinônimo de sujeira, de problema sanitário. No entanto, a consciência da administração pública, acabou por entender, que mais do que um ambiente de comércio, a feira livre de um município é também a identidade de uma cidade, é também parte integrante e viva das muitas tradições de um lugar. Existem feiras na Bahia que possuem mais de um centenário de existência. Sendo assim, todo o apoio e atenção prestada a esses espaços, só tendem a reforçar o município e tudo que de bom ele tem para oferecer.

ATUALMENTE - muitos municípios discutem o que pode ser feita para modernizar as feiras livres. Mais do que “modernizar” as feiras, melhor mesmo seria adequá-las as normas de vigilância sanitária, resgatá-las, incentivar comerciantes, revitalizar as feiras que tem perdido espaço e importância no município por alguma razão.

VALOR - Para se ter idéia do valor de uma feira, a história dá conta de diversos municípios do Estado que “nasceram” a partir da existência desse espaço público. Jequié é um exemplo disso: a cidade se desenvolveu a partir de movimentada feira que atraía comerciantes de todos os cantos da região, no final do século XIX. Outro grande exemplo é Feira de Santana, que apesar de ter surgido de um cruzamento de estradas, do encontro de vaqueiros do sertão baiano e de outros Estados, também se deve à famosa feira, que surgiu no século 18 e que terminou por dar nome ao município. Uma feira livre movimenta a cidade de Marau aos sábados e a pesca é importante fonte de renda para a cidade. Já o Mercado Municipal de Jacobina é o reduto do mais autêntico artesanato do sertão baiano, com trabalhos em couro, sisal, barro e cerâmica. E a feira livre de Jacobina o destaque fica por conta da variedade de frutas da região e diversos objetos da cultura popular, além de ervas milagrosas, defumados e roupas, dentre outras miudezas. A feira livre de Alcobaça acontece todos os domingos. Na segunda, a feira livre agita os municípios de Adustina e Cícero Dantas. Na quarta o agito é em Fátima, Novo Triunfo, Cipó e Ipirá. Sexta as feiras movimentam Paripiranga e Ribeira do Pombal. E no sábado, Coronel João Sá, Jeremoabo, Antas e Heliópolis.
Fonte: Jornal da UPB

..::: Câmara do DF irá ao STF contra intervenção federal :::..

Em resposta ao STF (Supremo Tribunal Federal), a Procuradoria da Câmara Legislativa defenderá que não haja intervenção federal no governo do Distrito Federal, sob o argumento de que o legislativo local está cumprindo sua função de investigar as denúncias de corrupção no governo. De acordo com o procurador Fernando Nazaré, a Casa provará, com documentos, que a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça ) e a Comissão Especial estão dando prosseguimento ao pedido de impeachment do governador licenciado, José Roberto Arruda (ex-DEM), acusado pela operação Caixa de Pandora de comandar e ser beneficiário do esquema.

Fernando Nazaré adiantou ainda que a Câmara Legislativa defenderá, neste parecer, que seja cumprida a Lei Federal no que diz respeito à linha sucessória do governo do Distrito Federal. Isto significa que, caso Arruda renuncie ao cargo, o governador interino, Wilson Lima (PR), seria obrigado a convocar eleição indireta para eleger um novo governador no prazo de 30 dias.

A Lei Orgânica do Distrito Federal, equivalente à Constituição local, determina um rito diferente. De acordo com a regra local, no último ano de mandato, na ausência do governador e do vice, o presidente da Câmara Legislativa deve assumir o cargo efetivamente até o final do mandato. Como o ano em curso é o último para os governadores eleitos em 2006, Lima ficaria no cargo até dezembro. Nazaré afirma que leis orgânicas de outros Estados da Federação, semelhantes à do Distrito Federal, foram consideradas ilegais pelo STF.

O prazo dado pelo STF para que a Câmara Legislativa apresente defesa contra a intervenção vence amanhã. Não há previsão para que o pedido de intervenção entre na pauta da Suprema Corte.

..::: Gênios dão dicas para passar no vestibular :::..

..::: Tecnologia :::..

A Philips anunciou esta semana em Barcelona um novo tocador de música e vídeo que promete melhorar a qualidade do áudio. O GoGear Muse MP4 Player traz uma tela sensível ao toque e o recurso FullSound, para "imersão" no som.


Segundo a fabricante, o aparelho usa um processador de sinais digitais para analisar a música e ampliar seu espectro de frequências e definição ¿ algo que ocorre cerca de 10 milhões de vezes por segundo. Por isso, o recurso FullSound consegue melhorar a qualidade do som em arquivos MP3, que usam compressão de dados para diminuir seu tamanho (e, por consequência, alguns detalhes).

O FullSound também melhora os graves nas canções, e consegue reproduzir arquivos em formato FLAC.
A tela do GoGear Muse tem 3,2 polegadas e o player conta ainda com rádio FM/RDS, gerenciamento de músicas no PC com o software Songbird e reproduz vídeos em HD (720p) se conectado a um televisor pela porta HDMI.

O aparelho tem versões com 8, 16 ou 32 GB de armazenamento, além de entrada para cartões de memória padrão microSD. O preço do Muse não foi divulgado, nem sua data oficial de lançamento.

..::: Brasileira conseguiu completar sua primeira disputa do slalom em Vancouver :::..

A brasileira Maya Harrisson conseguiu completar a primeira descida do slalom nesta sexta-feira (26), marcando o tempo de 1min01s18, suficiente para lhe dar a 65ª posição entre as 87 atletas que disputaram a prova. Foi a primeira prova que ela conseguiu completar, depois de ser eliminada na primeira descida do slalom gigante.



Nevou durante boa parte da disputa, e a pista estava bastante escorregadia quando Maya saiu. Esquiando de forma conservadora, ela se mostrou lenta em alguns trechos, mas conseguiu passar por dentro de todos os portões e chegar ao fim da descida.

A segunda parte da prova será às 18h30, e a alemã Maria Riesch tem boas chances de conseguir sua segunda medalha de ouro. Campeã do supercombinado, ela fez o melhor tempo na primeira descida, 50s75, e foi beneficiada pelo mau tempo – largou quando a nevasca ainda estava fraca, e viu suas principais adversárias serem prejudicadas pela neve fresca no decorrer da prova.

A segunda colocada foi a tcheca Sarka Zahrobska, com 51s15, e a austríaca Marlies Schild ficou em terceiro, com 51s40. A irmã mais nova de Maria Riesch, Susanne Riesch, fez o quarto tempo, com 51s46.

..::: Satélite gera a melhor foto da Terra já produzida :::..

18 de fev. de 2010

..::: JOGOS DE INVERNO DE 2010 :::..



Brasileiros enfrentam Whistler e deixam Vancouver com gostinho de quero mais.

Jaqueline Mourão e Leandro Ribela chegam em 67º e 90º lugares, respectivamente, nas provas de cross country dos Jogos de Inverno.


PATINAÇÃO ARTÍSTICA NO GELO, A MENINAS DOS OLHOS DOS JOGOS DE INVERVO.
 - A China dominou a disputa da patinação artística de duplas faturando a medalha de ouro com Shen Xue e Zhao Hongbo e a prata com Pang Qing e Tong Jian. A dupla vencedora havia conquistado a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2002 e 2006. O triunfo encerra um domínio da Rússia na prova, que não conquistaram o ouro pela primeira vez desde 1960.


 
Pra fechar com chave de ouro, sua majestade o bicampeão da patinação individual o Russo Evgeni Plushenko o atleta tenta tricampeonato.




..::: LIDERANÇA DO SEGUIMENTO DE FEIRA REUNIDOS COM FF :::..


..::: REUNIÃO DOS AMIGOS FF :::..


3 de fev. de 2010

Concursos

MUSICA

R7- NOTICIAS

Correio Web

MODA E BELEZA

CINEMA

CULINÁRIA